Enem para concessão do FIES só existe no Brasil?

O processo de concessão de financiamento estudantil varia muito de país para país, e cada programa pode ter diferentes requisitos e critérios para a sua concessão.

No Brasil, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o principal programa de financiamento estudantil do governo federal. Para se inscrever no FIES, os estudantes devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Essa exigência tem o objetivo de avaliar o desempenho acadêmico do estudante antes de conceder o financiamento.

Em outros países, como nos Estados Unidos, o processo de concessão de financiamento estudantil pode envolver a análise de diferentes fatores, como a situação financeira do estudante e de sua família, histórico acadêmico e outros critérios específicos de cada programa. Alguns programas de financiamento nos Estados Unidos não exigem que o estudante tenha realizado nenhum exame específico.

Já em outros países, como a Alemanha, muitas vezes não há programas de financiamento estudantil, mas sim a oferta de cursos universitários gratuitos ou com baixo custo, o que torna o acesso à educação superior mais acessível a todos.

Portanto, a necessidade de média aritmética do Enem para concessão do FIES no Brasil é um critério específico do programa e pode ser diferente dos critérios adotados em outros países.